TJPB elege três juízes substitutos que vão atuar durante mandato da Mesa Diretora; saiba quem são

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) deu um passo importante para garantir a continuidade e eficiência de suas atividades ao eleger, nesta quarta-feira (29), três juízes substitutos de entrância final. A eleição seguiu os critérios de antiguidade e merecimento. 

Os magistrados Carlos Antônio Sarmento, Inácio Jairo Queiroz de Albuquerque e Vandemberg de Freitas Rocha irão substituir os desembargadores eleitos para a mesa diretora durante o biênio 2025/2026 (presidente, vice-presidente e corregedor-geral de Justiça).  

Os cargos de juízes substitutos em segundo grau foram criados pela Lei Estadual nº 13.326/2024. Conforme dispõe a norma, “compete aos juízes de direito substituto em segundo grau substituir os membros da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça durante seus respectivos mandatos”. 

Durante a sessão, o desembargador Fred Coutinho, que assumirá a presidência do TJPB em fevereiro, destacou a importância da iniciativa liderada pelo atual presidente, desembargador João Benedito da Silva. “Estamos assistindo à consolidação de uma história de muita coragem. Vossa Excelência enfrentou atédificuldades orçamentárias para estruturar o Tribunal com sete cargos de desembargadores e mais três juízes auxiliares. Hoje, consolidamos esses nomes, que trarão ganhos não só para o Tribunal, mas para a sociedade”, afirmou Fred Coutinho, dando boas-vindas aos novos integrantes.  

O presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, explicou que a criação dos cargos surgiu para resolver uma deficiência histórica: quando os membros da Mesa Diretora eram eleitos, seus gabinetes ficavam inativos, reduzindo a capacidade operacional do Tribunal. “Diziam que tínhamos 19 gabinetes, mas, na prática, só 17 funcionavam, pois dois permaneciam desativados. Agora, mantemos 26 gabinetes ativos, garantindo atendimento ágil aos jurisdicionados”, ressaltou. 

O desembargador enfatizou que a medida não visa apenas expandir a estrutura, mas melhorar o serviço público. “Criamos esses cargos para atender à demanda da sociedade, que busca respostas da Justiça”, completou.

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados