O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a citar o Brasil como um dos países que, segundo ele, “roubam” os EUA com tarifas sobre produtos americanos. A declaração foi feita nesta terça-feira (4), durante o tradicional discurso do Estado da União, no Congresso americano.
Com isso, diplomatas brasileiros avaliam que o país precisará equilibrar uma postura firme, porém cuidadosa, para evitar retaliações que possam afetar as exportações brasileiras e a relação comercial entre os dois países.
O que disse Trump?
Em seu discurso, Trump defendeu a adoção de novas tarifas para proteger produtores americanos e citou o Brasil como um dos alvos potenciais de medidas protecionistas. O presidente já tem aplicado sobretaxas a produtos como aço, alumínio e etanol, impactando diretamente setores estratégicos da economia brasileira.Diplomatas ouvidos pela GloboNews afirmaram que a melhor estratégia, neste momento, é agir com prudência, respondendo apenas quando necessário e sem agravar o clima com Washington.
“O Brasil tem que agir com grande firmeza, mas com grande prudência. O adversário é forte”, disse o ex-embaixador Marcos Azambuja.