Um incêndio na vegetação da Caatinga atingiu a unidade de conservação do Monumento Natural Vale dos Dinossauros em Sousa, no Sertão da Paraíba. Com isso, as atividades foram suspensas desde a quarta-feira (15).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, ventos registrados nesta quarta-feira (15) podem ter colaborado para que as chamas se espalhassem. “O fogo veio da cidade do Sousa em direção a Uiraúna, e o que favoreceu é que estava ventando muito ontem”, afirmou o tenente Rafael Freire do Corpo de Bombeiros.
O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, que atuou rapidamente para evitar a propagação das chamas. De acordo com a Sudema, não houve danos significativos às estruturas físicas, e tanto o museu quanto as pegadas pré-históricas não foram atingidos.
Apesar do controle da situação, o órgão ambiental informou que o acesso ao público permanecerá interditado por tempo indeterminado, até que seja possível garantir a segurança de servidores e visitantes.
Equipes da Sudema e do Corpo de Bombeiros seguem no local para avaliar as causas do incêndio e o impacto ambiental na área atingida. O Vale dos Dinossauros é um dos principais patrimônios naturais e turísticos da Paraíba, abrigando pegadas fossilizadas com mais de 80 milhões de anos.