Vida do governo no Congresso vai ficar muito difícil após veto presidencial, dizem aliados de Motta

Depois de o presidente Lula vetar o aumento no número de deputados de 513 para 531, aliados do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disseram que “a vida do governo no Congresso vai ficar muito difícil a partir de agora”.

Segundo eles, propostas como o fim da isenção de Imposto de Renda de Letras de Crédito Agrícola (LCAs) e Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) não serão aprovadas como deseja o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A insatisfação nesta quarta-feira (16) à noite no Congresso, logo depois de ser divulgada a decisão do presidente de vetar a proposta defendida por Hugo Motta, já teve resultados práticos.

Sem que houvesse um acordo, o presidente da Câmara colocou para votar, e o plenário aprovou, um projeto que tira R$ 30 bilhões do Fundo Social do Pré-Sal para refinanciar dívidas de produtores rurais.

Do lado do governo, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), tentaram convencer o presidente Lula a não vetar e deixar que a sanção do projeto ficasse sob a responsabilidade do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP).

Ele já havia dito que se Lula não sancionasse nem vetasse, ele faria a sanção no minuto imediato ao da chegada do projeto ao Legislativo.

Apesar de a derrota ser maior para a Câmara, Davi Alcolumbre também se sentiu atingido pelo veto presidencial. Ele se empenhou pessoalmente, a pedido de Hugo Motta, para aprovar o projeto de aumento de deputados no Senado. Foi dele, inclusive, o voto que garantiu a aprovação.

Leia mais notícias no AtivoPB

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados