O ex-árbitro D’Guerro Batista Xavier, preso nesta quarta-feira (9) durante a operação Jogada Marcada, da Polícia Civil de Goiás, tem fortes ligações com o futebol paraibano. Ele é filho de Severino Ferreira, conhecido por fundar dois clubes de futebol do estado: o CSP, criado em 1996, e o Femar, fundado em 2010.
D’Guerro foi detido em João Pessoa, no bairro Funcionários II, por suspeita de envolvimento em um esquema de manipulação de resultados em partidas de futebol no Brasil e no exterior. A operação foi deflagrada pela Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), de Goiás, e conta com o apoio da Polícia Civil da Paraíba. Além da prisão temporária, um mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência do ex-árbitro.
Apesar de já ter sido afastado da arbitragem profissional desde 2018, quando foi investigado na Operação Cartola – que apurava fraudes no futebol da Paraíba – D’Guerro seguia atuando em jogos amadores e mantinha contatos com o meio esportivo. Agora, ele é apontado como integrante de um grupo chamado “Árbitros da Propina”, suspeito de manipular resultados em campeonatos nacionais e no futebol angolano para favorecer apostadores.
A investigação revelou que o esquema envolvia transferências bancárias para jogadores de diversos clubes, e a manipulação dos resultados teria movimentado milhões de reais em apostas. A operação realizada nesta quarta-feira cumpriu sete mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão em seis estados: Paraíba, Goiás, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Espírito Santo.