Farmácia fantasma ligada ao tráfico usava telefone de João Pessoa em esquema que desviou R$ 40 milhões do Farmácia Popular

Uma farmácia registrada em um terreno baldio, mas com número de telefone vinculado à cidade de João Pessoa, está entre os alvos de uma investigação da Polícia Federal que desarticulou um esquema nacional de desvio de recursos do programa Farmácia Popular. Segundo a PF, o grupo criminoso utilizava farmácias de fachada para lavar dinheiro do tráfico de drogas e financiar a compra de cocaína na Bolívia e no Peru.

A farmácia em questão aparece com endereço fictício e telefone em nome de Célia Aparecida de Carvalho, apontada como fornecedora de CNPJs para o esquema. Ela é investigada por fornecer estruturas de empresas fantasmas para viabilizar os desvios, inclusive utilizando dados de João Pessoa na documentação de farmácias que nunca existiram.

Ao todo, a organização criminosa teria desviado quase R$ 40 milhões dos cofres públicos. O esquema envolvia o uso de CPFs e endereços de pessoas inocentes, compra e venda de empresas por laranjas e repasses de verbas públicas para fachadas fraudulentas.

As investigações começaram com a apreensão de 191 quilos de drogas em Luziânia (GO), que levaram à prisão de Clayton Soares da Silva — dono de farmácias no Rio Grande do Sul e em Pernambuco. A partir do conteúdo do celular de Clayton, a PF chegou até Fernando Batista da Silva, o “Fernando Piolho”, apontado como líder da organização criminosa.

Segundo a Polícia Federal, o grupo mantinha ligação com integrantes do Comando Vermelho e com o Clã Cisneros, organização criminosa peruana especializada na produção de cocaína. O dinheiro desviado por meio do Farmácia Popular era usado para movimentar a cadeia do tráfico internacional.

“Essa organização criminosa utilizou o programa Farmácia Popular para fazer a lavagem desses recursos. Posteriormente, ela passou a utilizar esse programa social para investir no próprio tráfico de drogas”, explicou o superintendente da PF do Distrito Federal, José Roberto Peres.

As investigações seguem em andamento e novas fases da operação devem ser deflagradas nos próximos meses.

Leia mais notícias no AtivoPB

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados