Gleisi critica PEC do semipresidencialismo após comentário de Hugo Motta

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), se manifestou neste domingo (9) contra a proposta de semipresidencialismo que voltou a ser discutida na Câmara dos Deputados. A medida, protocolada na última semana, ganhou destaque após receber sinalização positiva do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Gleisi criticou a proposta, afirmando que o modelo já foi rejeitado pelo povo brasileiro em dois plebiscitos.

“A proposta que voltou a circular na Câmara visa tirar da maioria da população o direito de eleger um presidente com poderes de fato para governar”, declarou.

O que prevê a PEC do semipresidencialismo?

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi apresentada pelos deputados Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) e Lafayette Andrada (Republicanos-MG) e conta com 181 assinaturas. No entanto, não recebeu apoio da bancada do PT.

Caso aprovada, a medida alteraria o sistema político brasileiro, estabelecendo duas figuras de comando:

  • Presidente da República – atuaria como chefe de Estado, sendo comandante supremo das Forças Armadas e representante oficial do país nacional e internacionalmente.
  • Primeiro-ministro – eleito pelo Congresso Nacional, assumiria o cargo de chefe de governo, sendo responsável pela elaboração de políticas públicas e articulação com o Parlamento.

A proposta ganhou força após ser mencionada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, em seu discurso de posse, no último sábado (1º/2). A ideia deve seguir em debate entre as lideranças partidárias no Congresso.

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados