O jornalista e radialista Fábio Kamoto denunciou, por meio de uma nota de esclarecimento, um possível episódio de agressão ocorrido na noite dessa terça-feira (11), no Estádio Marizão, em Sousa, durante o jogo entre Sousa x Sport-PE, válido pela Copa do Nordeste.
Segundo Fábio Kamoto, o diretor do Sousa Esporte Clube, identificado como Lailson, barrou a entrada de profissionais da imprensa previamente cadastrados e autorizados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela Federação Paraibana de Futebol(FPF), incluindo o diretor da Rádio Líder FM 97,1, Rafael Estrela.
Relato da agressão
O jornalista afirmou que tentou buscar esclarecimentos diretamente com Lailson, que negou envolvimento na decisão de impedir a entrada de parte da imprensa. No entanto, ao relatar o episódio para outro diretor do clube, o dentista Felipe Vieira, Lailson teria elevado o tom de voz e dito que só permitiria a entrada de Rafael e Fábio nos próximos jogos mediante pagamento.
Pouco depois, ao deixar o estádio antes do final da partida, Fábio Kamoto relatou ter sido abordado de forma agressiva por Lailson, que o empurrou e o derrubou no chão. Durante a queda, o jornalista se feriu na mão, teve os óculos quebrados e o celular danificado. Ele ainda afirma que, enquanto estava no solo, foi chutado no braço direito, que já possui limitações físicas devido a sequelas de um problema de saúde anterior.
Repúdio e afastamento das coberturas do clube
Fábio Kamoto lamentou a postura do diretor do Sousa e afirmou que não participará mais de coberturas do clube. O jornalista destacou que a imprensa deve ser respeitada pelo seu papel na divulgação do futebol e da cultura local e que situações como essa colocam em risco a liberdade e a integridade dos profissionais de comunicação.
“Se algo assim ocorreu comigo, pode facilmente ocorrer com outros profissionais da imprensa, e eu, por respeito a mim e aos meus colegas, prefiro evitar me submeter a esse tipo de tratamento”, afirmou.
Até o momento, o Sousa Esporte Clube ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
Veja publicação no stores de Fábio enquanto esteve na delegacia para requisição de exame de lesão corporal:
