O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, cumpre agenda na Paraíba nesta sexta-feira (21) para participar da inauguração da primeira Sala Lilás do Brasil, em João Pessoa. A iniciativa pioneira integra o programa “Antes que aconteça” e contará com a presença da atriz, empresária e ativista Luiza Brunet, além do governador João Azevêdo e da senadora Daniella Ribeiro, idealizadora do projeto.
A Sala Lilás, localizada no Instituto de Polícia Científica (IPC) no bairro do Cristo, é voltada ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica que chegam ao local para realização de exame de corpo de delito. O espaço foi pensado para oferecer um atendimento humanizado, com ambiente adequado e suporte especializado.
Para a senadora Daniella Ribeiro, a inauguração reforça a importância de criar uma rede efetiva de apoio às mulheres, destacando também a simbólica presença de Luiza Brunet. “A presença de Luiza representa todas as mulheres que conseguiram quebrar o ciclo da violência, que é doloroso e difícil. Só conseguimos avançar quando há uma rede acolhedora e preparada para dar suporte”, afirmou.
Luiza Brunet, que se tornou uma das principais vozes no combate à violência contra a mulher após denunciar o então companheiro em 2016, participará da solenidade como símbolo de superação e resistência.
O evento marca um passo importante nas políticas públicas de proteção à mulher, com a Paraíba sendo protagonista ao inaugurar o primeiro espaço do tipo no país.