Álvaro Lira, filho do deputado federal Arthur Lira (PP), foi nomeado como gestor administrativo da Prefeitura de Barra de São Miguel, no interior de Alagoas. Aos 18 anos, ele terá um salário inicial de R$ 8 mil e integrará a assessoria do gabinete do atual prefeito, Luiz Henrique Alves Pinto.
A nomeação ocorre pouco após a morte de seu avô, Benedito de Lira, ex-prefeito da cidade e pai de Arthur Lira. Biu de Lira, como era conhecido, faleceu em 14 de janeiro, após complicações de um câncer e uma parada cardíaca.
Álvaro Lira esteve próximo do avô nos últimos anos, participando ativamente da campanha eleitoral de 2024, quando Biu de Lira foi reeleito com 68,12% dos votos válidos. Ele aparecia ao lado do ex-prefeito em comícios e eventos políticos, fortalecendo sua ligação com a administração municipal.
Mesmo sendo filho de Arthur Lira e neto do ex-prefeito, a nomeação de Álvaro não configura nepotismo, pois não há mais vínculo familiar direto com o atual chefe do Executivo municipal. De acordo com entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), a prática de nepotismo foi proibida desde 2008, mas a restrição se aplica a nomeações dentro do mesmo círculo familiar do gestor em exercício.