Os deputados estaduais Bosco Carneiro e Branco Mendes, ambos filiados ao Republicanos, admitiram publicamente a possibilidade de deixarem a legenda nos próximos meses, em meio ao cenário de articulações para as eleições de 2026.
Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (4), Bosco Carneiro afirmou que a permanência no partido dependerá de uma avaliação estratégica voltada à viabilidade eleitoral. “Eu vou buscar a reeleição, e isso me faz buscar a sobrevivência política. A legenda será parte central dessa análise”, declarou o parlamentar, ao destacar que mantém um bom relacionamento com os colegas da sigla, mas que é preciso pensar com racionalidade sobre o futuro.
Branco Mendes também sinalizou a possibilidade de mudança partidária. Também em entrevista à Arapuan FM, o deputado reconheceu que a decisão sobre a sigla é estratégica. “Essas questões de legenda a gente tem que avaliar. Eu já tenho cinco mandatos, mas preciso de um ampliamento de votos e apoio, e tudo isso vai ser discutido”, afirmou.
As movimentações ocorrem no momento em que o Republicanos ocupa lugar de destaque na base do governador João Azevêdo (PSB), mas também sinaliza divergências internas e disputas por espaço na formação da chapa majoritária de 2026.