A Justiça da Paraíba revogou, nessa quarta-feira (2), a prisão do ex-prefeito de Vista Serrana, Sérgio Garcia Nóbrega, suspeito de ter financiado com recursos públicos uma plantação de mais de 60 mil pés de maconha no Sertão do estado. A decisão é do juiz Sávio José de Amorim Santos, da 5ª Vara Regional das Garantias do Sertão.
De acordo com o magistrado, a prisão ocorrida em 14 de março não poderia ter sido decretada pelo juiz plantonista, pois os fatos que embasaram a detenção aconteceram em 30 de outubro de 2024, o que, segundo ele, descaracteriza a urgência necessária para a atuação do plantão judicial.
Além disso, o juiz ressaltou que os investigados “colaboraram ativamente com a investigação”, motivo pelo qual determinou a revogação das prisões de Sérgio Nóbrega e de outros dez suspeitos envolvidos na operação.
Relembre
A prisão de Sérgio Garcia Nóbrega ocorreu durante a Operação Cacimba Nova, deflagrada pela Polícia Civil no último dia 14 de março. Segundo a investigação, o ex-prefeito teria usado dinheiro público para financiar o cultivo de maconha em uma propriedade localizada na cidade de Malta.
A operação cumpriu mandados em Vista Serrana, Condado, Pombal, Sousa e Paulista. A Polícia estima que a plantação renderia cerca de R$ 13 milhões ao grupo criminoso, que também é investigado por desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.
Com a decisão, todos os presos da operação foram liberados, mas as investigações continuam.