Maioria do STF vota para validar mudança na Constituição que viabilizou prática da vaquejada

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal votou para validar a mudança na Constituição que viabilizou a prática da vaquejada.

Os magistrados analisam, em julgamento virtual, a emenda constitucional de 2017 que fixou que não são cruéis “práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais”.

A decisão foi tomada em uma das ações sobre o tema, apresentada pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal. O julgamento termina nesta sexta-feira (14), às 23h59.

Há outro processo sobre a questão, apresentado pela Procuradoria-Geral da República. Este segundo caso envolve a legislação infraconstitucional sobre o tema. Este julgamento começou nesta sexta e está previsto para terminar no dia 21 de março.

Voto do relator

A maioria dos ministros acompanha o entendimento do relator, ministro Dias Toffoli, pela validade da alteração na Constituição.

“Entendo que a Emenda Constitucional nº 96/17 não representa violação da cláusula pétrea relativa aos direitos e às garantias fundamentais da Constituição, especificamente o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado , nem da vedação a práticas cruéis contra os animais”, afirmou o ministro.

Seguem o entendimento os ministros Flávio Dino, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Nunes Marques, André Mendonça, Edson Fachin, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes.

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados