Uma extensa mancha escura, com forte odor, foi registrada invadindo o mar na manhã desta segunda-feira (17), nas proximidades das praias do Bessa (João Pessoa) e de Intermares (Cabedelo). O fenômeno causou preocupação entre banhistas e moradores da região.
De acordo com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), a principal suspeita é de que a água escura seja proveniente do mangue e do rio Jaguaribe, especialmente após as fortes chuvas que atingiram a Grande João Pessoa nos últimos dias.
A Sudema informou, por meio de nota, que técnicos já foram enviados ao local para coletar amostras e investigar o despejo. O órgão explicou que existe um pequeno canal na região e, devido ao volume de água das chuvas, a barreira natural que separava esse canal do mar acabou rompendo. No entanto, a Sudema também reconheceu que há possibilidade de despejo clandestino de esgoto no local, o que será apurado.
A Prefeitura de Cabedelo também acompanha o caso. Segundo o município, o aparecimento da mancha pode estar relacionado ao mangue, destacando que esse é um “processo que acontece com frequência”. Equipes municipais também foram enviadas para realizar análises da água.