Justiça suspende indicação de Alanna Galdino para o TCE-PB

A juíza Virgínia Fernandes, da 5ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa, suspendeu, na tarde desta quinta-feira (03), a nomeação de Alanna Galdino para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). A decisão atende a uma ação movida pelo ex-prefeito de Pocinhos, Cláudio Chaves.

Segundo revelou o Blog do Wallison Bezerra, a magistrada anulou os efeitos do decreto da Assembleia Legislativa da Paraíba que aprovava a indicação, bem como do ato do governador João Azevêdo (PSB) que oficializava a nomeação. A decisão também determina a paralisação do processo administrativo em curso no TCE.

No despacho, a juíza aponta que não houve a obrigatória arguição pública (sabatina) prevista no artigo 240 do Regimento Interno da ALPB, o que, segundo ela, compromete a legalidade do processo legislativo.

“A ausência da arguição pública, etapa obrigatória e vinculante prevista no artigo 240 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa da Paraíba, afronta diretamente o devido processo legislativo, conferindo ilegalidade formal ao ato de aprovação e, por consequência, autorizando o controle jurisdicional do ato em questão”, escreveu Virgínia Fernandes.

A decisão suspende, temporariamente, a ascensão de Alanna — filha do presidente da ALPB, Adriano Galdino (Republicanos) — ao cargo de conselheira do TCE-PB.

Leia mais notícias no AtivoPB

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados