Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar, batizada de “Mérito Legal”, foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (3) para apurar suspeitas de fraude no concurso da Guarda Municipal de Santa Rita, na Paraíba. A principal linha de investigação aponta para o vazamento de gabaritos das provas, beneficiando um grupo de candidatos que obteve notas altíssimas no certame.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em João Pessoa. Quatro deles em residências de candidatos já aprovados e que chegaram a participar do curso de formação da Guarda. O quinto alvo é investigado por envolvimento em outra fraude de concurso público, embora não tenha prestado este certame.
A investigação teve início a partir de uma denúncia anônima feita ao Ministério Público. Segundo o delegado Aneilton Castro, a operação envolveu cerca de 30 policiais e teve como foco a apreensão de materiais eletrônicos — como computadores, HDs e celulares — que possam comprovar a fraude.
“A denúncia indicava que candidatos tiveram acesso ao gabarito previamente e que outros teriam utilizado ponto eletrônico. Inclusive, houve prisões na época por uso desse tipo de dispositivo. Um dos alvos de hoje foi investigado na Operação Gabarito e outro tem familiar envolvido com crimes semelhantes”, explicou o delegado.
Os suspeitos foram levados à Cidade da Polícia Civil, no bairro do Geisel, para prestar depoimentos. As investigações seguem em andamento.