Prefeitura de João Pessoa joga para Câmara mudança de nomes ligados à ditadura; MPPB promete acionar Justiça

A Procuradoria-Geral do Município de João Pessoa respondeu ao Ministério Público da Paraíba (MPPB) que não é de sua competência alterar os nomes de logradouros públicos que fazem referência à ditadura militar. Segundo o ofício, a responsabilidade por eventuais mudanças cabe à Câmara Municipal, por meio de leis aprovadas pelos vereadores.

O posicionamento da prefeitura foi uma resposta à recomendação do MPPB, feita no dia 21 de março, que deu prazo de 15 dias úteis para que a gestão municipal apresentasse um plano de substituição dos nomes listados no Relatório Final da Comissão Municipal da Verdade, incluindo bairros, avenidas e uma escola.

No ofício, a administração alegou que a Lei Municipal nº 12.302/2012 impede a mudança de nomes por decreto, autorizando alterações apenas em casos de conveniência pública ou erros de grafia. A prefeitura também destacou que nomes consolidados há mais de 10 anos não podem ser modificados.

Diante da resposta, a promotora Fabiana Lobo informou que o MPPB, em conjunto com a Defensoria Pública da Paraíba, vai ingressar com uma ação civil pública para obrigar a retirada dos nomes que homenageiam agentes da repressão e símbolos do regime militar.

A controvérsia gira em torno de espaços públicos que, segundo o Ministério Público, ferem os princípios da memória, verdade e justiça ao manter homenagens a figuras ligadas a um período de graves violações de direitos humanos no Brasil.

Leia mais notícias no AtivoPB

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados