TCE-PB investiga contrato de R$ 846 mil da Câmara de Cabedelo feito sem licitação

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) abriu uma investigação para apurar possíveis irregularidades na dispensa de licitação da Câmara Municipal de Cabedelo, que resultou na contratação da empresa ALEPH CONSERVADORA LTDA. pelo valor de R$ 846.094,65. A denúncia foi formalizada por Alcionio Ferreira de Franca e aceita pela Ouvidoria do TCE-PB.

Como visto pelo AtivoPB, a contratação, firmada sob o Contrato nº 00011/2025 – SDC, tem como objetivo a prestação de serviços de limpeza, conservação e manutenção predial na nova sede da Câmara Municipal de Cabedelo, pelo período de três meses (03/02/2025 a 03/05/2025).

O responsável pelo contrato é o presidente da Câmara, Edvaldo Manoel de Lima Neto, e o processo está sob relatoria do conselheiro Marcus Vinicius Carvalho Farias.

Pontos questionados na denúncia

O denunciante aponta que a dispensa de licitação não apresentou justificativa válida para sua adoção e se assemelha a contratações realizadas anteriormente pela Prefeitura de Cabedelo, com o objetivo de driblar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Outro ponto levantado é que a prática de contratações sem licitação tem sido recorrente na Câmara, especialmente na terceirização de mão de obra, sem a realização de concurso público.

Auditoria do TCE-PB aponta falhas no processo

A auditoria do TCE-PB analisou os documentos e não identificou nenhuma situação emergencial ou de calamidade pública que justificasse a contratação direta.

Outro ponto destacado pela auditoria é que a nova sede da Câmara foi inaugurada em julho de 2024, dando tempo suficiente para que o serviço de limpeza e conservação fosse contratado via licitação regular.

A auditoria também avaliou a legalidade da terceirização de mão de obra e concluiu que, embora seja permitida, deve seguir as regras estabelecidas em normas municipais e federais.

Determinações do TCE-PB

Diante das inconsistências, a auditoria do TCE-PB recomendou a notificação do presidente da Câmara, Edvaldo Manoel de Lima Neto, para que apresente esclarecimentos sobre:

Qual a situação emergencial que justificou a dispensa de licitação;
Se já foi aberto um processo licitatório para a contratação regular do serviço.

Leia mais notícias no AtivoPB

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados